EXEMPLOS DE METODOLOGIAS ATIVAS

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS?

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS  

Essa metodologia ativa trabalha com aprendizagem significativa ao propor que os alunos resolvam colaborativamente um problema, que em muitos casos é proposto pelo professor da sala de aula regular, professor do AEE – Atendimento Educacional Especializado, Cuidadores. Os estudantes devem usar os recursos que têm à disposição, digitais ou não, para investigar, refletir e criar, bem como alcançarem a verdadeira e inclusão e não apenas a integração, resultando em desenvolvimento dos mesmos. O professor atua como mediador, observando os processos de reflexão dos alunos, estimulando o pensamento crítico e corrigindo possíveis desvios de rota.

    ENSINO HÍBRIDO 

Também chamado de blended learning, o ensino híbrido consiste em usar ferramentas online em combinação com os recursos offline. Por exemplo, é o caso de utilizar um material digital em casa para se aprofundar em determinado tema discutido em sala de aula.

É importante entender que a adoção do ensino híbrido requer que a organização da sala de aula seja repensada em conjunto com o plano pedagógico para que a metodologia seja aproveitada ao máximo, atualmente com a pandemia do CORANA VIRUS temos comtemplado a oportunidade de experimentar o ensino híbrido.

                          APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS 

Esse aspecto das metodologias ativas se refere aos alunos colocarem a “mão na massa” em suas atividades.

O movimento maker, surge como grande aliada ao aprendizado, visto que faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento, é um exemplo de modelo que utiliza a aprendizagem baseada em projetos. O mesmo apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos. A proposta da cultura maker é que as pessoas tornem realidade suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reflitam o seu dia a dia e que reforcem suas leituras da sociedade, mas sempre pautando-se pelo cooperativismo e pelo compartilhamento de ideias.


  APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS 

Por meio do processo de gamificação, é possível potencializar o engajamento dos alunos com as atividades escolares de maneira bastante eficaz. Afinal, os jogos trazem desafios, narrativas imersivas e um foco em colaboração, um conjunto de benefícios bastante interessante para o ambiente escolar.

Outra possibilidade é o uso de jogos em sala de aula, que podem ser desde os eletrônicos (games) até os mais tradicionais (como os de tabuleiro) para incentivar o desenvolvimento de estratégias, o acompanhamento de regras e a colaboração.


VÍDEO A SEGUIR A CERCA DA TEMÁTICA ACIMA COM A PARTICIPAÇÃO DA PSICÓLOGA JEIME SAMARA. 

Psicóloga Luziense Jeime Samara. 


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