EXPERIÊNCIA DA PRESIDENTE DA UMEL

 UMEL – UNIÃO DE MÃES ESPECIAIS LUZIENSES

Sou Alline Almeida Rodrigues Costa, brasileira, presidente e fundadora da UMEL, tenho um filho com necessidades Especiais e não me conformei em lutar pelos direitos só dele, tive a iniciativa de reunir as demais mães e profissionais de Saúde, na busca por institucionalizar, fortalecer e ampliar a rede de mães em prol dos direitos conquistados através da lei 13.146 da pessoa com deficiência, assim nasceu a União de Mães Especiais Luzienses – UMEL.

Houve uma convocação inicial - 27 de abril de 2019 - Primeiro momento de encontro para os apoiadores da causa, apresentação de projetos e planejamento para a convocação geral.

Convocação geral - 11 de maio de 2019 - Chamada para mães, pais e apoiadores da causa que tenham o mesmo objetivo para delinear aquilo que se deseja alcançar por meio do Instituto. Meios de divulgação: mídia social como Facebook, WhatsApp e ligação.

Em seguida criamos o estatuto social em assembleia geral.

Aos 14 de junho 2019 Reunião dos interessados em fundar o instituto para aprovação do estatuto social; definir os cargos; definir os cargos para conselho fiscal e formalização em cartório do Instituto.

A UMEL tem por objetivo lutar por maior assistência e acompanhamento as famílias, aumentando o acesso à informação e à itens fundamentais para a promoção e Reabilitação de crianças Autistas com Microcefalia, Paralisia cerebral e Síndrome de Down e etc.

Inicialmente tínhamos encontros com temas diversos na área de saúde, com palestras com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicólogos de modo a apoiar, orientar e sanar as dúvidas das famílias, bem como atendimentos.

Na UMEL a Educação Inclusiva ou Inclusão Social acontece de forma natural, pois tratamos todos por igual e os atendimentos de acordo com a necessidade de cada criança, ainda não estamos fazendo acompanhamento individual com psicopedagogo, esse é mais um projeto a ser desenvolvido no instituto “ADOTE UMA CRIANÇA” ajude no seu desenvolvimento e aprendizagem.

A instituição se mantém com parcerias, doações de empresários e algumas ações que fazemos, como: bazar, rifas, feira de bolos e doces. As famílias também ajudam com as ações que realizamos pra conseguir fundos, e a que pode contribui com 20 reais mensal.

Para uma amplitude desse lindo projeto precisamos do apoio da sociedade e da administração do município, no momento todos somos voluntario, mais estamos com um projeto municipal pra alguns profissionais como: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e psicopedagogos, atenderem no instituto.


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Podcast: Educação Inclusiva e mecanismos de divulgação