METODOLOGIAS ATIVAS NA PESPECTIVA INCLUSIVA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM METODOLOGIAS ATIVAS?

O QUE SÃO METODOLOGIAS ATIVAS? 

Elas são um conjunto de práticas pedagógicas com o intuito de adaptar a aprendizagem escolar para as necessidades e características do século XXI.

As metodologias ativas são capazes de gerar um impacto altamente positivo no aprendizado dos alunos deficientes que busca uma verdadeira Inclusão Educacional e Social. Para utilizar as metodologias ativas, é fundamental conhecer as principais delas para enxergar as suas possibilidades.





 QUAL O VALOR DELAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

As metodologias ativas são de suma importância e de grande valor, pois o aluno é colocado no centro do processo de aprendizagem. Os estudantes têm espaço para planejar seu próprio trabalho, compartilhando com o professor a responsabilidade pelo seu aprendizado. O professor, por sua vez, passa a ser um mediador na construção do conhecimento, é a oportunidade dos estudantes sinalizarem interesses pessoais, bem como necessidades específicas conforme cada deficiência que serão consideradas no planejamento das experiências de aprendizagem.

Assim, começamos a falar em processos educacionais que têm como finalidade o desenvolvimento de competências e habilidades, e não mais o domínio de conceitos. A escola passa a se preocupar com a inclusão e formação integral dos alunos, focando não só no desenvolvimento cognitivo, como também no social, emocional e cultural.

Comentários

  1. Com as metodologias ativas a educação inclusiva, a socialização entre todos os alunos se torna mais natural. Os professores precisam se reinventar todos os dias para inovar e acolher todas as especialidads

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  2. Essas metodologias são importantes para a socialização na inclusão!

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